
Permite circular 20 km sem gastar uma única gota de gasolina e pode continuar a viagem a gastar 3 litros aos 1oo. O Toyota Prius Plug-in estará disponível em 2012.
A procura de energia alternativa aos combustíveis fósseis promete desencadear mais uma revolução no sector automóvel. A Toyota foi pioneira neste processo, com o lançamento do primeiro carro híbrido, em 1997,0 Prius, actualmente na terceira geração e com mais de 2 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Outras marcas optaram por avançar directamente para os veículos exclusivamente movidos a electricidade, com zero emissões directas de COz.
A Toyota pretende aliar o melhor dos dois mundos, com o novo o Prius Plug-in, um híbrido, com motor atmosférico, que também pode ser utilizado exclusivamente como carro eléctrico, se o percurso não ultrapassar os 20 quilómetros.
A marca nipónica dotou o Prius de uma nova bateria de iões de lítio, e adaptou-lhe um sistema que permite recarregá-la numa vulgar tomada de corrente eléctrica de 220 volts. No Prius actual, a bateria é carregada, exclusivarnente, com a energia libertada pelo motor convencional a gasolina.
«A nova tecnologia dá ao condutor a possibilidade de recorrer ao motor eléctrico num percurso citadino, podendo também utilizar o carro para uma deslocação mais longa, durante as férias, por exemplo, sem a preocupação de ter de procurar um posto de carregamento de energia eléctrica, como acontecerá com os carros exclusivamente movidos a electricidade», esclarece Gerald Killmann, responsável pelo departamento de desenvolvimento técnico da Toyota na Europa.
O Prius Plug-in chegará ao público em geral apenas em 2012. No entanto, a Toyota arranca já em Maio com um programa que prevê a colocação de 6oo unidades deste veículo a circular em todo o mundo. Portugal receberá cinco viaturas, num projecto de parceira entre a Toyota Caetano e a Galp.